3º Chakra

3º SOLAR

Manipura

1. Elemento: Fogo.

2. Forma: Triângulo.

3. Cor: Amarelo.

4. Som: Ram.

5. Nota Musical: Mi.

6. Nº de Pétalas: 10.

7. Corpo: Astral ou Emocional.

8. Raio: 6º - Devoção e Idealismo.

9. Glândula: Pâncreas.

10. Animal/Totem: Carneiro.

11. Órgão de Acção: Ânus.

12. Órgão dos Sentidos: Olhos.

13. Sentido Predominante: Visão.

14. Ar: Samana, energia que reside na parte superior do abdómen, na região umbilical. Ajuda o sistema digestivo e faz circular o sangue.

15. Princípio Fundamental: Desejo, emoção, sentimento, vontade, afirmação de si.

16. Palavra-chave: Poder.

Situado na zona do plexo de mesmo nome, ligeiramente acima do umbigo. Este vórtice é composto de três camadas sobrepostas, subdividindo-se desta maneira em três partes: solar interno, a nível da pele; solar médio, a cerca de dois centímetros acima da pele; e solar externo, a cerca de quatro centímetros da pele, ou seja na superfície do corpo etérico.

Em situações de relativo repouso, esses três vórtices parciais mantêm-se nessa forma; somente sob condições particulares eles se separam e podem aparecer com três bocas alinhadas, ou seja, uma ao lado da outra, sobre um mesmo plano horizontal. Destaca-se que, no caso desse conjunto, dentro da forma circular tem-se uma sub-forma romboidal. Todo esse conjunto possui um talo complexo, que atravessa o plexo solar e termina sempre na coluna vertebral, entre a 8ª e 9ª vértebras dorsais. Localiza-se por cima da boca do estômago (acima do umbigo e abaixo do osso esterno, no peito).

A cor associada a este Chakra é o amarelo. O elemento a ele associado é o fogo. Rege todos os órgãos localizados na barriga: fígado, vesícula biliar, pâncreas, supra-renais, músculos e estômago e ainda o sistema nervoso. Está associado ao poder. Dá a vitalidade e força para exprimir emoções e para ter integridade. Tem como função vitalizar o sistema nervoso simpático bem como os processos digestivos, o metabolismo e as emoções.

As gemas e minerais a ele associados são a citrina, o topázio dourado, o âmbar, o olho-de-tigre, a calcita dourada e o ouro. Os alimentos benéficos: os amidos, e as frutas ou vegetais amarelos.

Este Chakra indica como qualidades e lições a aprender: vontade, poder pessoal, autoridade, energia, controle do desejo, auto-controle, brilho (esplendor), calor humano, despertar, transformação, humor, riso, imortalidade, tomar mais do que se pode assimilar ou usar, demasiada ênfase no poder e/ou identificação, fúria, medo, ódio, problemas digestivos.

No comments: